Avançar para o conteúdo principal

Alguns apelidos e sua origem


Origem de alguns apelidos e alcunhas
Através da consulta aos assentos paroquiais sabemos que no segundo quartel do século XVII, entre 1625 e 1650, já existiam no Soito cerca de 40 ramos familiares a saber: os apelidos:
Afonso, Alfaiate, Almeida, Alvares, Alves, Antão, Antunes, Barbosa, Bexiga, Calva, Correia, Carrasquo, Dias, Domingues, Esteves, Fernandes, Fonsequa, Fortes, Gomes, Gonçalves, Guerra, João, Jorge, Logrado, Lourenço, Lopes, Luís, Matheus, Martins, Moreira, Nabais, Nunes, Pachequo, Pires, Rodrigues, Sagaz, Sanches, Simões, Soares, Tomás, Vaz e Vicente.
Outros
Alfaiate, Alfaiata: (Pousafolles)
Batismo de Anna, (dia 29 de Abril de 1684) filha de Manoel Fernandes Alfaiata de Pousafolles e de Isabel Nunes, da Lomba dos Palheiros, Bispado da Goarda.
Alves: Alfaiates
José Alves, natural de Alfaiates, viúvo de Antónia Afonso, da Nave, e filho de Manuel Alves, de Aldeia Velha e de Maria Neves de Alfaiates, casou no Soito, no dia 6 de Junho de 1814, com Luísa Jorge, filha de Manuel Jorge Perloiro e de Maria Antónia Gonçalves Lucas. Foram testemunhas: o capitão-mor Narciso Fernandes Botelho e sua mulher D. Leonor. José foi Vereador da Câmara do Sabugal entre 1835 a 1845.Morre aos 76 anos, no dia 23 de Novembro de 1859 e Luísa aos 70 no dia 9 de Março de 1863. Todos os actuais apelidos Alves, no Soito, são de sua descendência.
Augusto (Vila do Touro) 16 de Outubro de 1937:
José Joaquim Augusto, natural de Vila do Touro, filho de José Augusto e de Joaquina da Costa, casa com Glória Correia, filha de Manuel António Pereira e de Maria dos Anjos Correia.
Araújo (Nave) 24 de Outubro de 1896:
Manuel Joaquim Araújo, natural da Nave, filho de António d’Araújo e de Maria Manso Marques, casou com Maria dos Anjos Nunes Emídio.
Aristides (Alcongosta) 11 de Abril de 1931:
José Augusto Aristides, filho de Manuel Aristides, natural de Alcongosta, e de Maria Benedita Dias, casa com Maria Augusta Nunes Neto, filha de Manuel Joaquim Neto e de Maria Lopes Pereira
Arménio (Reino de Nápoles) Em 28 de Novembro de 1816
 José António Arménio, filho de João Arménio e de Catharina Maritina, naturais de Castelo de Maratia, Reino de Napoles, casa com Maria Joaquina Almeida, viúva de António Ribeiro de Figueiró, Bispado de Viseu. Enviuva e casa de novo, desta vez, com Barbara Nunes, no dia 8 de Maio de 1823.
Balam (Balão) (Sabugal)
Manoel Gonçalves Balam, filho de Manuel Gonçalves Balam, natural da Vila do Sabugal, freguesia de Santa Maria do Castelo e de Maria João, natural de Pousafoles, casou com Luísa Pires no dia 6 de Fevereiro de 1730 e casa segunda vez com Anna Nabais no dia 25 de Fevereiro de 1743. (ver baptismo do filho Joseph no dia 27 de Novembro de 1743.
Bonita: 12 de Novembro de 1873. Data em que aparece pela primeira vez: casamento de Manuel Manso da Bonita com Luísa Nunes
Caria: Alfaiates
Maria Antónia Alves Caria, de Alfaiates casa com Manuel Freixo, do Rosmaninhal, no dia 3 de Julho de 1912.
Carriço: Ozendo
José Ramos Carriço, natural do Ozendo, filho de Manuel Carriço e de Isabel Afonso, casa com Luísa Nunes, filha de Manuel Antunes e Luísa Gomes em 15-10-1887
Carronda; Pedrógão
Manuel Pereira, viúvo de Isabel Gonçalves Filipe, casa aos 46 anos, no dia 6 de Fevereiro de 1924, com Rita Carronda, de 28, filha de José Simões e de Rosa Carronda, naturais do Pedrogão.
Catrina: Soito
João Antunes Lousa, casa no dia 25 de Novembro de 1911, com Catarina Martina Vaz. (Daqui o Catrina que se seguiu)
Caldeireiro: Soito
Manuel João Caldeireiro, filho de Manuel João, e de Ana Dias, casa em data não conhecida com Teresa Nunes. Viúvo, volta a casar no dia 5 de Abril de 1876 com Maria Gonçalves.
Caria: Alfaiates
Maria Antónia Alves Caria, filha de João Alves Caria e de Ignês Lopes, naturais de Alfaiates, com João Dias Freixo, filho de Manuel Freixo, do Rosmaninhal, Idanha -a- Nova e de Cândida Nunes Alfaiate
Capelo: Penamacor:
António Capelo, de Penamacor, casa no dia 27 de Maio de 1919, com Ludovina Gregório, viúva de José Ramos Lourenço da Inês.
Cardepe
Aparece a primeira vez em 26 de Setembro de 1912 no assento de casamento de José Nunes de Marcos Cardepe, de 48 anos, viúvo de Ana Fernandes Monteiro, filho de Domingos Nunes de Marcos e de Maria Soares, casou com Quitéria Gonçalves, de 33, filha de José Bernardo Gonçalves e de Maria Gomes da Leonor.
Carriço: Ozendo
José Ramos Carriço, natural do Ozendo, filho de Manuel Carriço e de Isabel Afonso, casa com Luísa Nunes, filha de Manuel Antunes e Luísa Gomes em 15-10-1887
Cartaxo: Soito-Cartaxo
Francisco dos Santos Cartaxo, filho de José dos Santos, da freguesia do Cartaxo, e de Isabel Antunes, do Soito, casa no dia 5 de Novembro de 1851 com Maria Antónia. Fica viúvo e volta a casar, (como Francisco Cartaxo), aos 40 anos, no dia 3 de Julho de 1867 com Luísa João, de 37,filha de Manuel João e de Maria Fernandes Sancho.
Carvalhinho; Soito
José Carvalho casou com Luísa Vaz da Furriela no dia 30 de Novembro de 1854.
Seu filho Manuel Carvalho casou no dia 30 de Agosto de 1884 com Isabel Antunes, filha de Joaquim Antunes e de Isabel Martins Viegas. Fica viúvo e (já como Manuel Carvalhinho), volta a casar no dia 22 de Outubro de 1893 com Isabel Maria Pereira, filha de Manuel Garcia da Nabais e de Maria Pereira, dizendo o assento: filho de José Carvalhinho.
Outro filho. José Carvalhinho, casa no dia 12 de Fevereiro de 1898 com Isabel Maria Manso Rito, filha de José Manso Rito e de Maria Nunes Ambrósio.
Carrilho: de Alfaiates
No dia 1 de Maio de 1689 casa Luís Carrilho, natural da Vila de Alfaiates, filho de Miguel Carrilho e Sebastiana Gonçalves, ambos de Alfaiates, com Anna Gonçalves, filha de Manuel Gonçalves Lucas e de Isabel Gonçalves, já defunta, todos deste lugar do Soutto.
Chuço: Rosmaninhal
Manuel Freixo, (Chuço) filho de José Chuço e de Barbara Castanha, naturais do Rosmaninhal (Idanha a Nova) casou com Candida Nunes Alfaiate, filha de Bernardo Nunes e de Maria Meirinho, no dia 15 de Maio de 1880.
Era seu filho: João Dias Freixo, que casou no dia 3 de Julho de 1912, com Maria Antónia Alves Caria, de Alfaiates.
 Corceiro (Quadrazais)
Diogo Martins Corceiro e Maria Lopes, de Quadrazais, (Baptismo do filho Manuel em 17 de Setembro de 1749)
Cruz: (Águas, Penamacor)
9 de Janeiro de 1935: João Correia da Cruz, filho de José Correia e de Maria Fernandes, naturais das Águas, Penamacor, com Palmira dos Santos Martins.
Duarte:  (Louriçal do Campo)
Em 21 de Outubro de 1925 casa José Francisco Duarte, filho de José Francisco e de Joaquina Duarte, do Louriçal do Campo, com Elvira dos Santos Ambrósio.
Emídio:
Nasceu Emídio no dia 23 de Abril de 1806, filho de Gabriel Nunes e de Isabel Martins, (casados em 12 de Agosto de 1797) neto paterno de Gabriel Nunes e Ana Lourenço (casados em 2 de Setembro de1775) e materno de José Martins Furriel e Brizida Martins (casados em 27 de Novembro de 1771) e os bisavós (pais de Gabriel Nunes sénior) eram Manuel Nunes e Luísa Nunes que casaram em 16 de Dezembro de 1743.
Todos os filhos de Emídio passaram a ser apelidados de Emídio.
Escolástico: Soito
Isabel Escolástica, morre aos 56 anos, filha de Escolástica Quinteira e de Francisco Martins.
Farinha: (Nave)
Francisco Fernandes Farinha, natural da Nave, casou com Isabel Francisca, do Soito. (Assento de Baptismo do filho Manuel em 29 de Outubro de 1750 e da filha Luísa em 12 de Dezembro de 1756)
Faustino: (Vila Boa)
22 de Abril de 1871: António Faustino de Vila Boa com Maria Fernandes Russo, do Soito, filha de José Fernandes Russo e de Maria Nunes.
 Fortuna:  (Ozendo)
Em 7 de janeiro de 1816, baptismo de José, filho de Sebastião Vaz Fazenda e de Luísa Rodrigues Fortuna, esta do Ozendo
Francisco:  (Rendo)
27 de Agosto de 1902: Manuel Francisco, filho de Joaquim Francisco de Rendo e de Bárbara Martins, do Soito, com Isabel Gonçalves
Furriel e Furriela:
O apelido Furriel remonta, no Soito, ao século XVI e é a partir deste que aparece Furriela
Gabriel Vas, filho de José Vas e de Maria Gonçalves Correia, casou no dia 22 de Maio de 1790 com Maria Martins filha de Manuel Martins Furriel e de Maria Martins. Foi a partir desta Maria Martins que nasceu o apelido Furriela pelo facto de ser filha de Manoel Martins Furriel.
A primeira referência a Furriela aparece no dia 11 de Outubro de 1821 no assento de casamento de sua filha Ana Vas com Manuel de Matos, onde se pode ler: Maria Martins Furriela, viúva de Gabriel Vas e mãe da nubente.
Gabrieis: O primeiro José Nunes do Gabriel era filho de Gabriel Nunes e Ana Lourença e casou com Joaquina Garcia no dia 28 de Fevereiro de 1813. Deste casamento nasce outro José Nunes do Gabriel que casou com Maria Garcia e deste nasce o último José Nunes do Gabriel que casou no dia 28 de Junho de 1863 com Catarina Carrilho. Esta morre e ele volta a casar, aos 68 anos, no dia 5 de Maio de 1909 com Maria da Glória Nunes. Teve o último filho aos 77 anos: Maria no dia 28 de Dezembro de 1917.
Gandaio: Soito Manuel Soares Gandaio, filho de Manuel Soares Gandaio (no assento de casamento deste não consta o Gandaio) e de Joaquina Martins André e neto Paterno de António Soares e de Ana Martins Capitona, casa no dia 26 de Junho de 1901,com Luísa Arménia, filha de José Arménio e de Ana Carvalho.
Garcia: (Aldeia da Ponte)
No dia 29 de Outubro de 1684, casa Francisco Garcia, de Aldeia da Ponte, filho de Manoel Rodrigues e de Maria Garcia, com Catharina Fernandes, deste lugar do Soutto, filha de Domingos Fernandes, já defunto e de Maria Fernandes.
Garcia da Fonseca
 (Este apelido nasce a partir do casamento de Manuel António da Fonseca com Maria Garcia (Marques)
Manuel António da Fonseca, baptizado no dia 31 de Janeiro de 1856. Casou no dia 2 de Março de 1878 com Maria Garcia Marques, baptizada a 30 de Abril de 1852, viúva de José Martins, (filho de Manuel Martins e de Maria Antónia Alves) que haviam casado a 6 de Julho de 1874. Tiveram uma filha, Isabel Maria, nascida no dia 18 de Abril de 1875 e baptizada no dia 22 do mesmo mês. José faleceu no dia 18 de Março de 1876. (o assento de óbito diz José Alves casado com Maria Garcia, filho de Manuel Alves e de Maria Antónia, o que deve estar errado.)

Garrido:  (Nave)
Francisco Gonçalves Garrido, filho de Manuel Gonçalves Garrido e de Maria João, naturais da Nave, casou com Maria Jorge, filha de António Gonçalves e de Catharina Jorge, em 24 de Maio de 1758.
Gregório: (Castro Laboreiro, Bispado de Braga)
17 de Junho de 1874: Manuel Gregório, filho de Manuel José Gregório e de Ana Gonçalves, naturais de Castro Laboreiro, com Isabel João, filha de Manuel João e de Theresa Nunes.
Grifo: Manuel Antunes Grifo, nasceu no dia 1 de Março de 1863 e foi batizado no dia 8 do mesmo mês, filho de José Antunes e de Isabel Gonçalves Martelo. Faleceu no dia 24 de Setembro de 1939.
Janela: (Baraçal)
4 de Março de 1924: Benjamim da Paixão Janela, do Baraçal, filho de José Janela e de Teresa Jorge, com Isabel Maria Lavrador da Inês.
 :
Maria José é baptizada no dia 15 de Junho de 1911, filha de Manuel Rodrigues da Calva Lé e de Maria Vaz Fortuna, Manuel era filho de Manuel Rodrigues da Calva e de Barbara Lourenço.
A Júlia Lé, natural de Montemor, Coimbra, casada com José Gonçalves Antão, morre o filho João em 2 de Agosto de 1917.
Leal
No dia 9 de Janeiro de 1922, morre Isabel Gonçalves Filipe, casada que foi com Manuel Francisco Pereira Leal, pais de José Francisco Pereira que casou com Maria Vinhas.
Lograda
Uma das primeiras referências a este apelido aparece no dia 25 de Maio de 1625 em que António Nunes, filho de Francisco Nunes e de Guiomar Dias, casa com Ignês Lograda, filha de Ignês Logrado e de Antão Martins.
Louceiro (Malhada Sorda)
Domingos Gonçalves Louceiro, da Malhada Sorda, com Maria Joam. (ver assento de casamento da filha Anna Gonçalves que casou com Manoel de Oliveira, natural do Teixoso no dia 17 de Fevereiro de 1732.)
Luzio: Soito
Manuel Luís, filho de Bernardo Luís e de Maria Fernandes, casa com Maria João no dia 16 de Janeiro de 1854 e depois de viúvo casa segunda vez, como Manuel Luzio, no dia 6 de Maio de 1865 com Luísa Dias.
Marcos: Manuel Fernandes de Marcos, filho de Marcos Fernandes e de Isabel Fernandes, casa no dia 27 de Abril de 1784. Isabel Fernandes era de Vale de Prazeres conforme se lê no assento de casamento de sua filha Maria Fernandes em 1 de Março de 1756.
Marques: (Paços, freguesia de São Miguel, Bispado de Coimbra)
José Marques casou com Isabel Mansa, ver batismo do filho Manuel: dia 4 de Setembro de 1695.
E João Marques que casou com Catharina Nunes; ver assento de batismo do filho Manuel no dia 7 de Novembro de 1696.
Outros Marques: são derivados de Marcos, erro que aconteceu no dia 11 de Março de 1922 ao trocarem Marcos por Marques:  (Baptismo de Arminda, neta materna de Manuel Nunes de Marcos que passou a Marques, logo no segundo baptismo celebrado pelo padre Alexandre Vaz Lousa que apenas esteve  no Soito até 23 de Abril. Outro exemplo: Aconteceu no casamento de Jaime Marques Lousa, filho de José Augusto Antunes Lousa e de Maria Nunes de Marcos, no dia 15 de Setembro de 1947.
Martello: (Quadrazais)
Justificação do batismo de Manuel, feita em 1825. Que foi batizado no dia 15 de Fevereiro de 1789, filho de Manoel Gonçalves Martello, natural de Quadrazais e de Paula Gonçalves desta freguesia. Neto paterno de Manoel Gonçalves Martello e de Maria Campos, naturais de Quadrazais.
Melro: (Baraçal)
26 de Setembro de 1920: Candido Melro, com Maria Augusta dos Santos e em 15 de Janeiro de 1921: Manuel Melro irmão do anterior, filhos de José Melro e Rosalina Afonso, ele de Aldeia de Santo António e ela de Seixo do Côa, residentes no Baraçal, com Maria dos Prazeres Oliveira.
Moiteiro (Moiteira). Soito
5 de Setembro de 1796, Manuel Martins, filho de Francisco Martins Moiteiro e de Anna Martins, casa com  Maria Martins, filha de Manuel Martins e de Maria Martins, fica viúvo e como Manuel Martins Moiteiro, casa com Maria Lopes em 14 de Junho de 1817.
Morgado:
Manuel Carvalho de 27 anos, filho de Manuel Carvalho e de Luísa Dias, casa no dia 11 de Janeiro de 1871 com Maria Robalo, de 25, filha de Bernardo Robalo e de Maria Nunes Dias. Casa segunda vez, já como Manuel Carvalho Morgado, aos 56 anos no dia 8 de Janeiro de 1902, com Maria Martins da Luzia, de 57, viúva de Joaquim Garcia Fojeiro e filha de Manuel Martins da Luzia e de Teresa Gonçalves do Balão
Nazaré: Soito
Abílio da Nazaré Pereira, filho de José Pereira e de Anna Nunes, nasce a 29 de Julho de 1871 e casa com Maria dos Anjos Gonçalves Martelo em 23 de Janeiro de 1897.
Nicolau: Soito:
Nicolau Martins, filho de Domingos Martins Grencho e de Catharina Lopes, casou no dia 15 de Outubro de 1746 com Maria Nunes, filha de Manuel Nunes Lopes e de Isabel Alves. Seu filho Paulo Martins Nicolau casou no dia 30 de Junho de 1795, com Maria Martins Capitona, filha do capitão João Martins Gaião e de Ana Garcia. Os descendentes de Nicolau passaram a ser apelidados de Nicolau.
Nobre: (Rendo)
26 de Maio de 1898: José Nobre, filho de Manuel Nobre e de Emerenciana dos Santos, de Rendo, com Maria dos Anjos Martins Garcia, filha de Manuel Martins e de Maria Martins Garcia.
Oliveira:   (Braga, Teixoso?)
Em 17 de Fevereiro de 1732, Manuel de Oliveira, filho de Manuel de Oliveira e de Benta Lopes, naturais do Teixoso, casa com Anna Gonçalves, filha de Manoel Gonçalves Louceiro, da Malhada Sorda e de Maria Joam, desta freguesia, e, depois de viúvo, casa segunda vez, no dia 15 de Julho de 1752 com Anna Jorge, filha de Domingos Jorge de Páscoa e de Catharina Nabais. Neste assento diz: naturais de S. Bosco, Braga.
Pacheco. Vela, Guarda)
No dia 26 de Novembro de 1921: José Pacheco, natural da Vela, filho de Miguel Pacheco e de Maria Esteves, também da Vela,  casa com Felismina Gonçalves Martelo, filha de João Gonçalves Martelo e de Maria Gomes.
Palinhos: (Rendo)
21 de Outubro de 1908: Simão Palinhos filho de Joaquim Palinhos, de Rendo e de Maria Angélica da Nave, casou com Isabel Maria Nunes Dias, e
 Em 26 de Novembro de 1908: Francisco Augusto Palinhos, natural de Rendo, casou com Isabel Augusta do Patrocínio.
Parada. (Orense Espanha) 14 de Maio de 1859.
Casamento de José Paradas, filho de Benito Paradas, natural da freguesia de São Tiago de Erbos, Bispado de Orense, com Maria Martins Viegas, filha de Manuel Martins Viegas e Luísa Dias Antam.
Pedro: Soito
Manuel Nunes do Pedro, viúvo de Antónia Pereira, (casados no dia 28 de Julho de 1866, ainda como Manuel Nunes), filho de Pedro Nunes e de Maria Fernandes, esta de Vila Boa, faleceu no dia 29 de Setembro de 1909, aos 74 anos.
Polto: de Hipólito: casamento de Hipólito Lourenço Logrado, filho de José Lourenço Logrado e de Isabel Nunes de Marcos com e Isabel Maria Pereira, filha de José Pereira e de Ana Nunes no dia 9 de Maio de 1900. Daqui nasce o apelido “Polto”
Quixo ou Quicho: Soito
José Gomes Quixo, filho de Bernardo Gomes e de Maria de Jesus, casou no dia 4 de Junho de 1855 com Maria Nunes Dias, filha de José Nunes Dias e de Maria Garcia.
Rapoilo: 30 de Novembro de 1915: óbito de Isabel Parada, de 55 anos casada com José Mateus Rapoilo.
Rito: Soito
Manoel Manso Vas, casou com Rita Nunes no dia 17 de Julho de 1771 e, já viúvo, faleceu no dia 26 de Abril de 1811, com 70 anos e foi sepultado na antiga Capela da Misericórdia.
Ele filho de Manoel Manso Vas e de Catherina Gonçalves. Neto pela parte paterna de Domingos Manso e Maria Gonçalves (Vas) e pela materna de Lucas Gonçalves e Maria Afonso.
Rita era filha de Domingos Nunes e Maria Martins e neta pela parte paterna de Joam Nunes Alferes e Catherina Nunes e pela materna, de Francisco Martins Grencho e de Isabel Vas.
Os descendentes passaram a usar o apelido Rito em atenção à mãe Rita.
Rato:
Manuel Alves Rato, viúvo de Luísa Nabais, morre a 1 de Março de 1834, com 70 anos.
Reduto: (Ozendo)
Em 9 de Fevereiro de 1767, casa Domingos Martins do Reduto, filho de outro e de Catharina Fernandes, naturais do Ozendo, com Maria Fernandes, filha de Francisco Fernandes e Theresa João, desta freguesia.
Roseira: Em 1 de Abril de 1872, nasce Isabel Garcia da Roseira, filha de Bernardo Garcia da Roseira e de Eufémia Gonçalves Garrido, e neta paterna de Francisco Garcia e de Maria da Roseira. 14 de Maio de 1900: João Garcia da Roseira é testemunha de um casamento.
Sanches: (Aldeia da Ponte) 21 de Setembro de 1773
Francisco Sanches, filho de António Sanches e de Maria Moreira, naturais de Aldeia da Ponte, com Brizida Palos, filha de António Palos e de Ana Pereira desta freguesia.
Sousa: (Alfaiates) 16 de Maio de 1770
Casamento de Leonardo José de Sousa, filho de Baptista de Sousa e de Maria Gonçalves, naturais da vila de Alfaiates, com Maria Garcia, filha de João Garcia de Carvalho e de Maria Afonso desta freguesia.
Da Teresa:
Manoel Martins, viúvo de Theresa Gaspar natural de Alfaiates, casou 2ª vez com Maria Lourença, viúva de Manoel Gonçalves Gaião e filha de Manoel Lourenço e de Angella Martins no dia 23 de Maio de 1812. Maria morre aos 60 anos no dia 3 de Abril de 1843 e Manuel, com 85, no dia 1 de Novembro de 1858.É a partir daqui que Manoel Martins passa a ser conhecido como o Manoel Martins da Theresa e é assim que se pode ler em alguns assentos de batismos de netos seus, ainda que em outros apenas se leia Manoel da Theresa (assento de baptismo de seu neto José no dia 6 de Setembro de 1846) ou simplesmente Manoel Martins
Ventura: Vale de Espinho
15 de Maio de 1875: José Ventura, filho de Manuel Martins Ventura e de Maria Mendes Naveira, todos de Vale de Espinho, com Rita Gonçalves Garrido, filha de Manuel Gonçalves Garrido e de Maria Gomes, deste lugar do Souto.
Viegas (Nave) 10 de Julho de 1780
Casamento de António Viegas, filho de António Viegas e de Isabel Nunes, naturais da Nave, com Maria Lourença, filha de António Lourenço e de Maria Gonçalves, desta freguesia.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Família Garcia Pereira

Família Pereira (Descendência) Gregório de Carvalho, filho de Bernardo de Carvalho e de Catarina Antunes, foi batizado no dia 30 de Março de 1674 e casou no dia 11 de Junho de 1702 com Ana Pereira, batizada no dia 22 de Abril de 1679 filha de Gonçalo Pereira e de Maria Nunes, sendo testemunhas Francisco Antunes e Domingos Nunes. Filhos A: Manuel Pereira, casou no dia 17 de Novembro de 1741 com Elena Fernandes , filha de Francisco Fernandes e de Luísa Fernandes (também chamada Luísa João). Helena faleceu no dia 20 de Novembro de 1762. Filhos: Segunda Geração A:1: Manuel Pereira, foi batizado no dia 23 de Dezembro de 1742 e casou no dia 14 de Janeiro de 1764 com Maria Gonçalves (Correia), filha de Manuel Gonçalves e de Maria Gonçalves Correia. A:2: Maria Pereira, foi batizada no dia 6 de Novembro de 1744 e casou no dia 5 de Outubro de 1766 com Domingos Gonçalves Louceiro, filho de Domingos Gonçalves Louceiro e de Maria João. A:3: António Pereira, foi batizado no dia

Figuras da nossa terra

Figuras da nossa terra “ Quando alguém merece ser lembrado é porque não morreu inteiramente”. Miguel de Unamuno Diogo Matheus: Capitão, casou em 14 de Abril de 1643 com Catharina Martins, tendo presidido à cerimónia o Padre Domingos Gomes com licença do pároco da freguesia, Manuel da Fonseca. O Capitão “Tolda” , São muitas as referencias, escritas ou de voz popular, acerca desta que é sem duvida a figura mais mitológica da história do Soito. Chamava-se Diogo Martins de Amaral, conforme se pode ver pelo registo de baptismo de sua filha Leonor, lavrado em 27 de Julho de 1656 pelo Cura deste Lugar , Domingos de Faria. Na altura do baptismo de Leonor, era ainda Tenente, mas em 1660 já é referido como Capitão. Estava casado com Maria Martins, que em 15 de Dezembro de 1686 já era viúva, como se pode ver no registo de baptismo em que ela e Baltazar da Costa Pacheco, seu genro, foram padrinhos de Luzia. No dia 16 de Abril de 1680 ainda foi padrinho de batismo de M

Família Rito

Resumindo um historial de cerca de 250 anos, este trabalho está incompleto. Faltam ainda duas e nalguns casos três gerações para anexar e como muitos já nasceram fora do Soito, só eles mesmo, ou os familiares podem completar o que falta se para isso estiverem de acordo. Aceitarei todas as informações que me queiram prestar. Família Rito Manoel Manso Vas, nas ceu no dia 29 de Novembro de 1741 e casou com Rita Nunes no dia 17 de Julho de 1771 e, já viúvo, faleceu no dia 26 de Abril de 1811, com 70 anos e foi sepultado na antiga Capela da Misericórdia. Ele filho de Manoel Manso Vas (a) e de Catherina Gonçalves. Neto pela parte paterna de Domingos Manso e Maria Gonçalves (Vas) e pela materna de Lucas Gonçalves e Maria Afonso. Rita era filha de Domingos Nunes e Maria Martins (casados no dia 23 de Outubro de 1747) e neta pela parte paterna de Joam Nunes Alferes e Catherina Nunes e pela materna, de Francisco Martins Grencho e de Isabel Vas. (a) (Não encontramos o assento de batis